Consumo consciente

Resultado de imagem para quantidade de agua usada na produção de roupas

É chegada a hora de pensar e repensar! Estamos na semana do meio ambiente e continuando meu post sobre minimalismo precisava falar sobre: Consumo consciente. 

Quando se fala sobre o estilo de vida minimalista: post aqui, se pensa logo em consumir menos e isso nos leva ao Consumo consciente, mas será que mesmo estando dentro desse estilo mais minimo, com menos apego somos consumidores conscientes? 

Como disse no outro post: minimalismo é desapego é vida com o necessário, mas será que o seu necessário é realmente: necessário e consciente? Olhe em volta: quantos sapatos, blusinhas ou maquiagens,de mais não?

Talvez você realmente seja uma pessoa minimalista, mas de hábito nada sustentável e hoje quero te mostrar um pouco o que é e a importância de se consumir o necessário, mas de forma consciente! 

"O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo." Ministério do Meio Ambiente. 

Por parte: Consumir conscientemente vai além de comprar "o necessário" , é você levar em conta todo o processo até o produto chegar as prateleiras ex: será que a loja que você compra não é um tanto suspeita, com preços tão baixos? já pensou em trabalho escravo?  Talvez pessoas estejam agora trabalhando em terríveis condições para possibilitar a compra daquela blusinha de R$10,00. Ou já pensou nos vários animais presos em laboratórios usados para testar seu shampoo que não arde os olhos?! 
Resultado de imagem para quantidade de agua usada na produção de roupas

Muitas vezes vamos apenas nos produtos mais baratos, o que é normal olhando o momento financeiro atual do pais, porem há marcas populares que respeitam os direito humanos, o meio ambiente e tem uma produção mais correta, busque por essas marcas e faça a diferença com o seu consumo! Se você muda e conta um pouco disso para outras pessoas elas mudam, também e isso vira um ciclo onde vamos mudando parte do mundo ♥

O consumo consciente é extremamente necessário e deve ser pensado a cada compra, talvez você não possa comprar roupas caras ou produtos eco, porém pode consumir o mínimo e antes de continuar comprando pesquise suas lojas/marcas favoritas! Você pode contribuir com o ambiente/sociedade sem abrir mão de algumas coisas (mas abra mão do consumo exagerado, por favor).

Esse post é apenas um conselho, é para te fazer lembrar de tudo que está por trás dos preços baixos ou altos, tudo escondido nas formas de produção! Pense e repense. 

Esses são alguns posts que você precisa ler e esse vídeo falará ainda mais sobre consumo consciente:

  1.  Post sobre Minimalismo 
  2. Teste de produtos em animais e algumas marcas (que fazem ou não isso)
  3. Post com dicas para comprar menos
  4. Marcas flagradas com trabalho escravo


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.