6 coisas sobre: A primeira entrevista de emprego

No post de hoje irei abordar um assunto bem interessante e assustador: a primeira entrevista de emprego. Essa semana participai de - mais um- processo seletivo na faculdade e fui selecionada, por isso resolvi trazer para você, que está preste a passar pela primeira entrevista, alguns conselhos.

Preciso dizer que a vida estava uma correria medonha com essa volta as aulas pós-greve, mas que tudo se normalizou e teremos posts mais vezes por aqui!

Cadernos customizados -  Customized Notebooks - Planner:
Foto reprodução Pinterest 

Essa foi a minha terceira entrevista! A primeira me dei mal, a segunda fui mais ou menos (seria a próxima na lista de espera) e essa última obtive sucesso. Ou seja, se você não consegui de primeira tudo bem, acontece ♥

Darei para você esses conselhos baseados nessas minhas poucas experiências e espero que depois de ler esse post você consiga se sair muito bem na próxima entrevista!

1. Conhecimento: Antes de se candidatar a vaga pesquise sobre a empresa os objetivos, quais os tipos de serviço oferece, perfil dos funcionários... saiba TUDO e mais um pouco sobre a empresa e se você se identificar com ela: se inscreva no processo seletivo. Você poderá conhecer sobre ela no site e nas redes sociais. 

2. Roupas: Conhecendo o perfil da empresa você terá uma base do que vestir. Na primeira vez fui com qualquer roupa -do jeito que sai da aula toda descabelada-, já nas últimas vezes fui mais arrumada, com alguma maquiagem e uma corzinha na boca, nada exagerado. Mas o suficiente para passar uma imagem mais séria, sabe? Então, mesmo que a empresa não tenha formalidades ir com uma roupa mais séria é legal: um vestidinho  com tênis ou uma calça jeans e uma camiseta são despojados, mas não desarrumados (nada de roupas curtas e decotadas).

3. Comportamento: Seja você. Espontânea ou tímida -meu caso- seja você. Não adianta fazer a linha espontânea sendo tímida, se você for admitida irão descobrir facilmente. Sendo você não tem jeito de se enrolar com as respostas se contradizendo, seja sincera e haja naturalmente!

4. As perguntas: Tenha convicção (e para isso é preciso conhecer a empresa, com o que ela trabalha e seu lugar no mercado) dessa forma irá passar mais segurança e  realmente passe segurança, tenha certeza no que irá responder e não tenha medo, se você estiver apta para aquele cargo será a escolhida e ponto. 

5. Alguns pontos: Nervosismo é normal, mas não o deixe te atrapalhar, te enrolar com as palavras. A segurança é a alma da coisa - haha- tenha em mente que: você é capaz, é isso que você quer e você será escolhida se preencher os requisitos da empresa. 

Sei que em momentos difíceis como o que estamos vivendo é complicado perder uma vaga de emprego, mas será muito pior ser a escolhida e não ter capacidade de desenvolver o que é pedido e ficar totalmente perdida na empresa. 

O brilho nos olhos é algo que conta muito e o entrevistador sabe se você está ali só pela vaga ou se realmente tem algo a oferecer e se tem paixão pelo que irá fazer! (você irá conseguir -ou não- esse brilho nos olhos conhecendo a empresa, assim poderá ver se essa área te interessa)

6. As coisas acontecem na hora certa e se essa não for a sua hora, não adianta!

Espero que depois desse post sua confiança se eleve e que certezas sejam estabelecidas. Acreditar no seu potencial é essencial, mas como eu já disse, as coisa vêm quando têm que vir ;) Volto em breve e me conta o que achou desse post e como se saiu na sua última entrevista?!

13 comentários:

  1. passei pela minha primeira entrevista de emprego há anooooos mas o nervosismo é sempre o mesmo quando eu preciso fazer alguma entrevista. Todas as dicas são ótimas mas a qual acho muito valida é sobre você conhecer a empresa, pois o entrevistador verá que você realmente sentou e estudou sobre a empresa que deseja trabalhar e isso é um ponto muito importante!

    beijooos :*
    www.oablogueira.com

    ResponderExcluir
  2. Passei por entrevista de emprego só duas vezes e a primeira foi um desastre total! hahah Se eu tivesse lido essas dicas naquela época teria ajudado demais.
    Adorei o post e principalmente as suas dicas <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, eu ainda não fiz entrevista de emprego, mas já tenho uma noção, as suas dicas são ótima, conhecer a marca é algo ótimo pq não vai fazer vc se embolar para responder

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Sempre que vou fazer alguma entrevista de emprego fico nervosa e com medo do que irão pensar. Seu blog é muito lindo, muito incrível, AMEI.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu nunca fiz uma entrevista de emprego mas logo, logo vai chegar a minha vez e eu vou precisar de todas as dicas que puder obter. Uma coisa que já não trabalha a meu favor é que eu normalmente, sem estar nervosa já embolo algumas palavras imagina na hora? Quero nem pensar, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu post, foi bem útil, ainda não tive minha entrevista, mas a maior dúvida pra mim é em relação a vestimenta mesmo

    ResponderExcluir
  7. Minha primeira entrevista eu suei muito, fiquei muito nervosa, não conseguia me concentrar em nada e foi em grupo, resumindo foi horrível, depois disso passei por mais cinco entrevistas, eu já estava quase me especializando nisso, mas finalmente consegui o emprego jajaja... Suas dicas são ótimas e é isso mesmo ter segurança ao falar e mostrar interessada na empresa é Sempre bom. E se não deu certo, saber que quando as coisas tem que acontecer ela acontece e não adianta ficar aborrecido. Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  8. Que post inspirador *-* eu ainda não passei pela minha primeira entrevista de emprego, mas tenho diversos amigos (especialmente virtuais) que dizem o quão nervosos ficam, não só na primeira, mas em todas. Posts assim pode ajudar a se acalmar e incentivar (o último ponto <3).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nunca fui a uma entrevista de emprego logico mais agora estou mais conciente de como e tudo lá adorei o post

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui em uma, mas sempre pensei em como seria, sempre fui muito timida e isso me bloqueia as vezes,da um branco, da gagueira, é horrivel kkk... Adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, arrasou! Obrigada pelos toques, me ajudou esclarecer muitas coisas.
    www.garotascomestilo.com

    ResponderExcluir
  12. Já passei por várias entrevistas e o nervosismo sempre vem junto. Nunca dei muita bola pra essa dica de conhecer a empresa e acho que perdi uma vaga muito boa por não ter sabido responder algo relacionado a isso :/

    ResponderExcluir
  13. Só fiz duas entrevistas de empregos na vida e nas duas fui contrata, não sei se foi ou não sorte. Sempre tentei me manter calma, pois sempre tiver em mente que se não desse certo era a coisa mais normal do mundo. Otimas as suas dicas, conhecer a empresa mesmo que o minimo dela já faz toda a diferença.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.